Mário Miguel Miranda Dias nasceu na CASA DA POÇA, sendo actualmente responsável pela eploração agrícola . Com formação em Engenharia Agronómica, pratica agricultura em Modo de Produção Integrada. É um guardião da Biodiversidade previlegia sempre a utilização e criação de especies autoctones. Desde sempre apaixonado pela caça, pelos cães de caça e pela cinegética em geral. É descendente de várias gerações de caçadores, cedo aprendeu a arte de caçar com o seu pai... o ti Artur, também conhecido pelo Dias da poça. A caça a salto ao coelho sempre foi o tipo de caça favorita, aliás o coelho-bravo é de longe a espécie cinegética mais significativa na região de Entre Douro e Minho.
Foi no monte de Airó que aprendeu a ensinar e treinar os podengos do ti Artur, logo começou a seleccionar os melhores cães para os cruzamentos, fez selecção genética apurando certas caracteristicas morfológicas, colminado numa linha de podengos cerdosos e numa linha de podengos lisos. A procura de cães aliem caracteristicas do estalão da raça podengo e a qualidade na caça culmina nos actuais exemplares presentes no canil.
Recentemente empenhou-se na obtenção de uma linha de BEAGLE's especializados na caça ao coelho / raposa. Esta linha pura mantem-se no canil com o objectivo de manter a criação e para fazer cruzamentos com outras raças.
#raçasautoctones
#podengoportuguês
Sem comentários:
Enviar um comentário