quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Canideos - Raça Podengo

O Podengo Português é a raça nacional portuguesa, é um cão rápido, ágil e extremamente resistente. Também apelidado de cão “COELHEIRO” por ser um caçador exímio a esta espécie cinegética.













TIPOS
Os Podengos existem em 3 tamanhos com 2 tipos de pêlo (liso e cerdoso): - Podengo pequeno: tem entre 20-30 cm e pesa 4-5 kg - É um destemido coelheiro, é usado em zonas impenetráveis, esgueirando-se por entre vegetação rasteiras e fendas nas rochas. É conhecido como “tira-teimas”, explorando onde os outros cães não conseguem ir. é hoje muito utilizado como cão de companhia, com excelente resultado, pois para além do seu carácter obediente e afectivo, mantém uma grande resistência a doenças ou anomalias genéticas.



- Podengo médio: mede 39-54cm e pesa 16-20kg – É um caçador de coelhos por excelência, não havendo igual nesta actividade. É um excelente “pisteiro”, podendo actuar também em matilha. Em grupo ou isolado, o Podengo Médio conjuga um faro e ouvido muito apurados, sendo muito duro fisicamente e apto a suportar altas temperaturas. A aptidão instintiva para a caça dispensa o treino. Na perseguição à caça emite latidos chamados "cantar" ou "latir".







- Podengo grande: tem de altura: 55-70cm – É utilizado na caça grossa, nomeadamente o javali. Sofreu forte diminuição de efectivos mas actualmente ressurge, embora as duas variedades, de pelo liso e cerdoso, estejam apenas a ser defendidas por dois criadores, que o salvaram da extinção.

• CORES
Admitidas - amarelo, fulvo, com as variedades claro, comum e escuro. Podem ser unicolores, malhadas de branco ou branco malhadas. São ainda admitidas no Podengo Pequeno o preto e castanho, nas suas tonalidades; unicolores, malhadas de branco ou branco malhadas.

5 comentários:

  1. olá, amigo
    tenho 2 podengos, um pequeno e um médio. me servem como companhia e alegria. são muito carinhos, independentes e alegres, além de ter uma saúde quase perfeita. apenas surgem, aqui ou ali, alergias na pele, coisa que se cura por si só. eles latem pouco, não se cançam nos pesseios, não brigam entre si, comem pouco (apenas o necessário) e são muito fortes ao me puxarem pela guia. sim, eles é que são meus "donos". são fáceis de educar, aprendem muito rápido qualquer instrução. são minha alegria, rsrs (risos) abraços brasileiros (Porto Alegre, RS, Brasil)

    ResponderEliminar
  2. São Realmente fantásticos... mas falta realçar uma caracteristica importantissima ... o excelente olfacto, que lhes permite ser dos melhores cães coelheiros do mundo !!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Acho que encontrei um podengo ou ao menos mestiço dele. A única coisa que me deixa em dúvida é que ele é preto com manchas brancas e não achei fontes que apontem que tenha variedades nessa pelagem... Seria possível?

    ResponderEliminar
  4. Acho que encontrei um podengo ou ao menos mestiço dele. A única coisa que me deixa em dúvida é que ele é preto com manchas brancas e não achei fontes que apontem que tenha variedades nessa pelagem... Seria possível?

    ResponderEliminar
  5. PODENGO PORTUGUÊS: As cores admitidas são o amarelo, fulvo com variações, unicolores, ou malhados de branco ou brancos malhados. Ainda são admitidos exemplares de pelagem preta, castanha e malhados nestas tonalidades com branco.
    Por isso sim é possivel.

    ResponderEliminar