sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A Vaca Minhota ...

Eu pergunto... Porque gosto da Vaca Minhota?

Eu respondo...
1- Por uma questão de afecto e tradição, quando era pequeno (4-5 anos) gostava de ir com os meus pais para o campo sachar milho... sabem quem puxava o sachador??... isso mesmo! ... uma vaca minhota, muito meiga que eu adorava, mas que infelizmente agora não me lembra o nome!
2-Por ser uma raça autoctone, perfeitamente adaptada Às caracteristicas  edafo-climáticas da região e faz um aproveitamento excelente das pastagens espontâneas. Esta caracteristica sobresai  quando este tipo de gado è criado em sistemas extensivos ou semi-extensivos.
3- Os animais são dóceis, sendo que as vacas aliam um excelente extinto maternal, com uma excelente produção leiteira. A capacidade de aleitamento é inigualável em Portugal, Tenho uma vaca de nome "Bonita" que está a dar neste momento 25 litros de leite por dia (retiro cerca de 3 litros de leite em cada teto, de manhã e outro tanto à noite), são precisos 2 bons vitelos para lhe conseguir mamar o leite todo.
4- Os partos são normalmente fáceis ... e os Vitelos apresentam boas características para a engorda.
5- São animais extremamente resistentes a doenças.
6- O Leite e a Carne deste gado é de EXCELENTE qualidade, produtos de EXCELÊNCIA capazes de satisfazer os clientes mais exigentes. Os rendimentos das carcaças são muito bons também.
7- Têm uma vida produtiva muito longa ... tenho neste momento 2 vacas com mais de 12 anos ... sem qualquer problema ... a parir com intervalos de 13 meses.


E vocês ...Gostam das Vacas Minhotas!!?? Porquê??

Agradeço a todos os leitores e amigos que tenham fotos antigas ... ou mesmo recentes!!  desta raça de gado, que me enviem. Obrigado!


Vaca "GOUVEIA" à saída para o pasto!











Sem comentários:

Enviar um comentário